domingo, 31 de julho de 2011

TAMOIOS- AUDIENCIA PRA ENGABELAR CAIPIRAS

Taí! Mais uma de nossos políticos. Sem chances de  manifestação pelo público. Talvez, por acaso, provindo do PSDB.(???).
Há poucos dias eu escrevia cobrando Audiências públicas sobre a duplicação da rodovia dos Tamoios, obra que vai impactar substancialmente nossa região. E não é que no sábado, dia 30/07,  o jornal O VALE noticia a realização de uma audiência publica a respeito? Acho que dia 13/08. A confirmar.
Seria muito bom pra ser verdade.
A tal audiência será realizada em São José dos Campos e consistirá numa exposição do projeto da duplicação da estrada. Ninguem do público terá direito a manifestar-se.
Que brincadeira é essa?
O município mais impactado será Paraibuna, com quase 40 km, depois Caraguatatuba com uns 20 km e a audiência vai ser em São José? E sem perguntas ou esclarecimentos?
Com fizeram o projeto? Onde estarão os viadutos e passagens sob a estrada? E marginais para facilitar a vida dos moradores rurais, estão previstas? Quem foi consultado a respeito? Qual usuário opinou?
E vai ser assim, é? “Aqui está o projeto, não terá alteração, não queremos sua opinião, tá decidido”.
Pelo visto será mais uma audiência previamente formatada em cima de um projeto em que os estudos técnicos e econômicos que interessam já estão resolvidos, sem se verificar o que pensam os moradores da região ou quais são suas necessidades. Sem se preocupar com o impacto social...
Qual o cronograma dessas audiências, se é que existem? Quando vão fazer em Paraibuna, Caraguatatuba e Jambeiro?
Não! O que manda agora é a pressa. A toque de caixa para concluir em março de 2013. Porque será, não?
Políticos de Paraibuna! É hora de vocês levantarem a voz e exigir direitos constitucionais para o município.  Para que não aconteça novamente o que rolou com as obras da Petrobras.
E nós cidadãos, cobremos dos políticos, municipais e estaduais, uma posição clara para que não tenhamos que engolir mais uma mega obra em nosso quintal sem poder opinar onde achamos que fica melhor a cerca. E o que vamos receber em troca pelo estrago.
Pois essa audiência pública é só pra você ouvir, ficar calado e, talvez, sair na foto dos jornais para confirmar uma farsa.
jotavê/pbna

6 comentários:

  1. Tem que ter um abaixo assinado para ser entregue no dia, é muita falta de respeito audiencia pública sem direito a palavra da população.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,

    Tem que haver uma denúncia ao Ministério Público. Isso é algo efetivo. Pode ser esse post mesmo, endereçado ao Promotor de Justiça, pedindo providências. Só protocolar.

    Até.

    ResponderExcluir
  3. Audiência pública.

    Audiência, no Dicionário Aurélio: 1. Audição. Audição: Ato ou processo de ouvir, escutar.

    Público: 1. Relativo ou destinado ao povo, à coletividade. Audiência pública?

    ResponderExcluir
  4. Já falei sobre as audiências públicas (?) de Paraibuna aqui: http://soliloquioinsipiente.blogspot.com/2011/07/paraibuna-opaca.html

    ResponderExcluir
  5. Rogério,

    Isso tudo me impreciona duplamente: 01- pelo enorme descaso com a publicidade. Publicidade que é proplema crônico desta administração e da vereança; o executivo porque não promove a discução, põe carro de som na rua porra. Chama as pessoas a discutirem o negócio... isso é impactante para toda a comunidade paraibunense. E dos vereadores só posso concluir, mesmo porque, a regra é clara: audiencia publica praquê... da trabalho, tem que ler muito para se informar, tem que responder a perguntas... Bando de desqualificados. Todos: interesseiros e desqualificados .02- Sabe o que é pior? Esta obra da duplicação vem sendo fortemente discutida na midia local a um bom tempo e ninguém da sociedade civil nem dá "oposição de merda", trouxe a questão a tona. Isso deixa um que de; tanto faz! O impacto mensal de um pedágio estimado a R$3,80(VL) será catastrófico para a econômia já insipiente/incipiente da cidadela barroca.

    Levantar a bunda e começar a trabalhar é isso que esses vereadores( tanto situação como oposição)tem que fazer...


    Porque esperar

    Barros e Vitão;

    Não vai dar não!

    Tem que começar a trabalhar para o povo não só na "política vossa de cada dia",

    - Corja de clientelistas profissionais.

    Joel Reis

    ResponderExcluir
  6. Caro Rogério e leitores, vocês estão certissímos em se manifestar, pois a cidade de Paraibuna será sem duvida alguma a mais prejudicada, os únicos que levarão vantagens são os proprietários de terras na beira da estrada, pois vai haver desapropriação, e como e estadual e não federal como no caso da Petrobras as idenizações vão ser gordas e sem precisar entrar em litigio com o governo do estado. Abram os olhos, procurem saber se politicos ou parentes dos mesmos não estão comprando áreas na beira da estrada. Pode ser este o motivo da não manifestação por parte dos politicos de Paraibuna.

    Armando Neto

    ResponderExcluir