OLHEM O TREM! – PAREM A DUPLICAÇÃO DA TAMOIOS!...
Muitos vão abominar essa idéia mas é o que eu penso. A duplicação da Rodovia dos Tamoios não é nossa salvação.
Por muitos anos vem se debatendo a eventual duplicação da Rodovia dos Tamoios, sendo promessas de campanha de diversos candidatos ao Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de conseguir votos na Região do vale do Paraiba e Litoral Norte.
Mas até agora foi só enrolação.
É mais provável que primeiro se construa a Rodovia do Sol a partir de Jacareí (prolongação da Rodovia D. Pedro até o porto de São Sebastião.
Mas sou de opinião que deveria haver uma mudança radical nessas intenções.
Senão vejamos: a finalidade da duplicação da Tamoios ou a construção da Rodovia do Sol, pelo menos oficialmente, é viabilizar o transporte de cargas do Vale do Paraíba, Grande São Paulo e região de Campinas, das insdustrias ao Porto de São Sebastião (que também é outra novela).
É preciso que analisemos isso sobre outro viés. Pensemos inicialmente no impacto ambiental que representa a construção de uma dessas rodovias (ou as duas em algum momento). É a destruição de uma boa parte da Mata Atlântica na Serra do Mar, mesmo que digam que será construída com muitos túneis e viadutos, com todo cuidado ambiental.
Terá, também, uma grande movimentação de caminhões de cargas rodando por essas estradas, trazendo suas conseqüências ambientais (poluição, barulho) bem como incidência de acidentes.
O aumento de veículos de passeios será outra conseqüência natural em virtude das estradas com maior fluidez de tráfego (teoricamente). Isso acarretará em um aumento de turistas ao litoral norte que hoje já tem dificuldade de infra estrutura para atender aquela população e aos turistas que lá aportam. Outro detalhe é que já há estudos de impacto demográfico dando conta que daqui há dez anos aquela região (Caraguatatuba e São Sebastião) estará muito saturada populacionalmente, em virtude da extração de gás e petróleo, pela Petrobras, próximo ao litoral.
Não seria interessante, então, que os estudos se voltassem para a construção de uma Ferrovia ligando o Vale do Paraíba ao Litoral Norte? O impacto ambiental seria muito menor do que qualquer uma das rodovias propostas, a capacidade de transporte seria muito maior, o risco muito menor, interligaria, por ferrovia, todo o Vale do Paraíba, Grande São Paulo, Região de Campinas e, futuramente, até o Sul de Minas Gerais. E se o Turismo ao litoral estiver na pauta de preocupações, poderia utilizar-se da mesma ferrovia para transporte de passageiros, com muita mais capacidade e segurança.
Sonhando mais a frente, por que não uma ferrovia que ligasse Santos ao Rio de Janeiro, para transporte de cargas e passageiros, interligando três portos (Santos, São Sebastião e Rio de Janeiro) às macros regiões industriais Santos-Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Fluminense? É um sonho possível desde que haja visão e vontade política.
O saturamento da região do litoral norte seria muito menor e o meio ambiente muito menos prejudicado, com certeza.
jotavê
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