sábado, 23 de julho de 2011

Crianças de Osasco invadem Paraibuna

Crianças de Osasco invadem Paraibuna

Muita gente percebeu uma grande movimentação de crianças pelas ruas e praças de nossa cidade nos últimos dias. Foram cerca de 1.000 crianças de escola publica municipal de Osasco que vieram fazer um “Recreio nas Férias”, em Paraibuna. E para coordenar a execução do Projeto em nossa cidade contrataram o Instituto H & H Fauser pelo Projeto de promoção e capacitação de Turismo Sustentável. Isso proporcionou a contratação de 20 jovens que trabalharam por oito dias monitorando e orientando e divertindo essas crianças.
COBRA GRANDE
            O passeio todo foi temático trazendo às crianças aspectos da literatura com personagens, lendas e mitos da região.
            No passeio literário pela cidade foi usado como mote a lenda da Cobra Grande que ao se mexer treme toda a cidade. Por coincidência, na noite do segundo dia dos passeios ocorreu um outro tremor de terra na cidade, assustando moradores. E monitores que vieram de Osasco para acompanhar as crianças, ao saberem do fato no dia seguinte. Outros mitos como Caipora, Boitatá, Corpo Seco, etc., também foram trabalhados, bem como nossos principais personagens literários: Padre Ernesto, Benedicto Siqueira e Silva, Monteiro Lobato, Zé Mira, Cassiano Ricardo, etc.
            No roteiro foi incluído uma visita à Fundação Cultural e a  uma propriedade rural que foi o Sitio do Jotinha, onde foram desenvolvidas várias dinâmicas com os alunos, terminando o dia com um café caipira preparado pelo Messias, no refeitório da Escola Irmão Zoé, cedido pela Diretoria de Educação de Paraibuna. No embarque para o retorno a Osasco cada aluno levou um dos produtos simbólicos de nossa cidade: a Bananinha Paraibuna.
                GERAÇÃO DE TRABALHO
O que ficou de importante foi a geração de 20 postos de trabalho por um período de férias, a jovens preparados pelo Instituto Fauser e Fundação Cultural de Paraibuna, a divulgação da cidade de Paraibuna, um trabalho diferente e a possibilidade de novos eventos do tipo nas próximas férias.
Estiveram visitando a cidade, em função dessa programação, a presidente da ONG CEEP de Osasco, que cuida do projeto “Recreio nas Férias” e a Secretária de Educação de Osasco, para conhecerem o desenvolvimento dos trabalhos do Instituto Fauser.
Agora cabe ao Instituto Fauser trabalhar pela continuidade desse interessante projeto.
jotavê

Nenhum comentário:

Postar um comentário