sábado, 30 de julho de 2011

Vai um pedaginho aí, companheiro?

Vai e goela abaixo, com guichê e tudo...
Pois é! A cada dia ouvimos alguma coisa sobre a duplicação da Tamoios. O Governador Alckmin prometeu duplicação até o trevo de Paraibuna e, nos últimos dias, estendeu a promessa para até Serra (km 60 mais ou menos). Aí dá para fazer dois pedágios.
PALAVRÃO
            Mas, por enquanto, só vimos promessas de cunho político e nada de estudos concretos ainda. É sabido que ainda terá que ser feito novo estudo de impacto ambiental e, essencialmente, audiências públicas. Isso é até palavrão para alguns governantes pois implica em ouvir opiniões e críticas do povo e sugestões de como realizar a obra de maneira que não prejudique os moradores da região em seu dia a dia.
            AUDIÊNCIA???
            E alguém já ouviu falar em audiência pública para o tema “duplicação da Tamoios”? Até agora nada! Urge um cronograma de estudos e audiências.
            Por isso as minhas dúvidas de leigo quanto a real concretização dessa obra em curto espaço de tempo como vem sendo prometido e, principalmente, seu inicio nos primeiros meses de 2012..
            É importante que a população local comece a se preocupar com isso e nossos políticos locais iniciem uma cobrança para essas audiências, para que não aconteça como a da Petrobras que só as fez muito próximo ao início das obras, sem tempo, praticamente, para a população entender o que iria acontecer à sua volta. Muitas dúvidas ficaram no ar.
            COMPENSAÇÕES
            E as compensações? É preciso saber os caminhos e exigi-las pois é uma obrigação legal mas depende do cidadão e dos políticos do município. Espontaneamente não vem nada. E nós padecemos dessas experiências.
IR E VIR
            Comecemos a relacionar e a cobrar as necessidades da população às margens da rodovia (se ela vier mesmo), principalmente referindo-se aos  acessos a bairros e estradas municipais no que diz respeito a viadutos e marginais necessárias para que os moradores da zona rural não tenham dificuldade de ir e vir de sua propriedade à zona urbana.
            PEDÁGIO
            E essa é uma discussão essencial. Um pedágio vai ser imposto e construído entre Paraibuna e S.J.Campos, com certeza. E ele virá. E é visível que ninguém quer esse ônus, principalmente os trabalhadores que vão até S.José, ou talvez até Jambeiro. Sim, porque esse pedágio poderá ficar entre Paraibuna e Jambeiro...
Temos que levantar nossas vozes desde já, cobrando dos políticos municipais e estaduais, para que comecem a se movimentar contra isso.
Muita gente pode considerar que a duplicação é importante e necessária mas é importante respeitar os cidadãos que habitam a região e se utilizam dessa rodovia ou do seu entorno. Acorda cidadão!
jotavê

Um comentário:

  1. Pois então,

    Faz 16 anos que o PSDB promete isso para o Vale. Se cumprirem, não vão ter mais o que prometer na próxima eleição. O pior é que a gente acredita.

    E se a obra acontecer de verdade? Assusta-me mais ainda. Vejam um exemplo da excelência do trabalho dos tucanos: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110728/not_imp750752,0.php

    Até.

    www.soliloquioinsipiente.blogspot.com

    ResponderExcluir